31 de outubro de 2009
28 de outubro de 2009
Morrer de Vida
Carlos Couto Sequeira e Costa participará no encontro "Morrer de Rir" (com Ricardo Araújo Pereira, João Seabra Diniz e Conceição Tavares de Almeida), no âmbito do XXII Colóquio da Sociedade Portuguesa de Psicanálise, "Morrer de Vida", a realizar no dia 31 de Outubro entre as 15h e as 18h, no Instituto Franco-Português.
24 de outubro de 2009
Filosofia e Paisagem: 4ºSeminário
CENTRO DE FILOSOFIA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA
4.º SEMINÁRIO DO PROJECTO DE INVESTIGAÇÃO
FILOSOFIA E PAISAGEM
13 de Novembro de 2009 – 15h
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa - Anfiteatro III
DO PRÉ-MODERNISMO AO MODERNISMO – AS ALTERAÇÕES NAS FORMAS DE OCUPAÇÃO DO SOLO E O QUE SE PREVÊ PARA O FUTURO
Manuela Raposo Magalhães
(Instituto Superior de Agronomia)
A PAISAGEM COMO IDENTIDADE ESTÉTICA DO LUGAR
Tiago Carvalho
(Investigador do Projecto)
A SOMBRA DO MOVIMENTO CIVILIZACIONAL: A PAISAGEM COMO FRUTO DA CISÃO ENTRE O HOMEM E A NATUREZA
Ana Nolasco
(Investigadora do Projecto)
APRESENTAÇÃO DA ANTOLOGIA: A PAISAGEM COMO PROBLEMA
Adriana Veríssimo Serrão
(Coordenadora do Projecto)
ENTRADA LIVRE
22 de outubro de 2009
Conferências do Professor brasileiro Celso João Carminati
Conferência de Cristina Beckert
No próximo dia 27 de Outubro, pelas 11h, no âmbito do Colóquio Lévinas: Reconhecimento e Hospitalidade, a realizar no Instituto Franco-Português, Cristina Beckert dará uma conferência sobre o seguinte tema: "Reconhecimento assimétrico do outro ao terceiro"
Resumo:
Pretendemos, com esta comunicação, mostrar como Lévinas encara o tema do reconhecimento, quer na tradição filosófica ocidental quer na sua própria filosofia, ao introduzir um elemento assimétrico no seio da simetria exigida pelos pressupostos ontológicos do reconhecimento enquanto categoria filosófica. Assim, num primeiro momento elegemos a metáfora do “périplo de Ulisses” para retratar uma subjectividade que apenas considera o outro um meio no processo que conduz ao seu próprio auto‑reconhecimento, para, de seguida, introduzir o tema do rosto, irreconhecível, porque inassimilável, mas gerador da assimetria fundante da relação ético-metafísica.
O cerne da nossa reflexão consistirá, porém, no equacionamento da possibilidade de um reconhecimento na própria assimetria, a partir da figura do terceiro, tal como é tematizado em Le Moi et la Totalité, Totalité et infini e, sobretudo, em Autrement qu’être ou au-delà de l’essence, onde o regime de excepção do eu e o recurso à Illeidade divina garantem a preservação da assimetria ética no seio da própria totalidade ontológica, onde impera a equidade da justiça.
Filosofia e Psiquiatria
No âmbito do 12th PHILOSOPHY AND PSYCHIATRY CONFERENCE LISBON (International Network For Philosophy and Psychiatry: Understanding Mental Disorders/October 22-24 - 2009, University of Lisbon) os seguintes Professores do Departamento de Filosofia participam com as seguintes conferências: José Barata Moura, Materialism and Subjectivity (two or three remarks as an open speech), Carlos M. Couto S. C, Aestheticoanalysis, Work And Limits, Eduardo Chitas, Self and philosophy, António Zilhão, Self-Defeating Action e Nuno Nabais, Phenomenology between the body and the brain.
Para mais informações, cf. o seguinte LINK.
19 de outubro de 2009
Conferência de Maria Luísa Ribeiro Ferreira
No âmbito do Colóquio Estética das Emoções: Mundos de Afectos, Livros de Experiência, organizado pelo Centro de Estudos Comparatistas, a Professora Maria Luísa Ribeiro Ferreira fará uma conferência intitulada "Espinosa - uma terapia das paixões", no dia 26 de Outubro, às 14 horas, Anf. IV.
18 de outubro de 2009
Conferência de João Branquinho
A QUESTÃO DE DEUS
HISTÓRIA E CRÍTICA
Projecto de Filosofia FCT / CFUL [PTDC/FIL/64249/2006]
Informação disponível em: www.aquestaodedeus.blogspot.com
IXº Seminário
30 de Outubro de 2009
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Instituto Pedro Hispano
Sala 5.2
14.00 – 16.00
JOÃO BRANQUINHO (UL)
A Existência não é um Predicado de Ordem Superior
Resumo: A minha tese negativa é a de que a concepção de Frege e Russell do predicado de existência como um predicado de ordem superior está profundamente errada e deve ser abandonada (mesmo relativamente a afirmações gerais de existência, por exemplo "Mamíferos voadores existem"). A minha tese positiva é a de que, no contexto do discurso de primeira ordem, o predicado de existência pode e deve ser invariavelmente visto como um predicado de primeira ordem e a existência como uma propriedade de indivíduos (pace Kant, Hume, Frege, Russell e outros). Todavia, partilho duas suposições importantes com a tradição associada a Frege e Russell: (a) Não há objectos não existentes; (b) O conceito relevante de existência é melhor capturado pelo quantificador existencial da habitual lógica de predicados.
Conferência coincidente com o Seminário de Filosofia Analítica
Debate
Maria Leonor Xavier
Apresentação e Moderação
Estado da Arte do Projecto
Entrada Livre
14 de outubro de 2009
7 de outubro de 2009
Conferência de António Teixeira
5 de outubro de 2009
Programa do XIV Encontro Ibero-Americano de Filosofia
XIV Encontro Ibero-Americano de Filosofia
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Anfiteatro III
Program
7 de Outubro
11:45 – 13:00
Amalia Amaya (UNAM) “El papel de la virtud en la justificación jurídica.” – paper discussed by Plínio Smith (Universidade Judas Tadeu).
LUNCH
15:00 – 16:15
Pablo Quintanilla (Pontificia Universidad Católica del Perú) “The evolution of agency” – paper discussed by Ricardo Braun (Universidad de Lima).
COFEE BREAK
16:45 – 18:00
Luis Duarte d’Almeida (Universidade de Lisboa) “Reductionism and the "Command Model" of Law” -- paper discussed by José António Veloso (Universidade de Lisboa).
8 de Outubro
10:00 – 11:15
Angeles Eraña (UNAM) “Dos sistemas de razonamiento: ¿racionalidad o justificación?” – paper discussed by Manuel Perez Otero (Universidad de Barcelona).
COFEE BREAK
11:45 – 13:00
João Vergílio Cuter (FFLCH – USP) “A Linguagem e seus limites” – paper discussed by Sílvio Mota Pinto (Universidad Metropolitana Iztapalapa).
LUNCH
15:00 – 16:15
Invited talk – Duncan Pritchard (University of Edinburgh) “Anti-Luck Virtue Epistemology”
COFEE BREAK
16:45 – 18:00
Luis Estevinha (Universidade de Lisboa) “Why Can’t Williamson’s Theory of Epistemic Justification Be Right?” – paper discussed by Xavier Donato (Universidad de Santiago).
9 de Outubro
10:00 – 11:15
Ronald Teliz (Universidad de la República) “Filosofía analítica y análisis. Desde el análisis “disectivo” kantiano al “conectivo” como un tipo de homeopatía wittgensteiniana.” – paper discussed by José Luis Prades (Universidad de Girona).
COFEE BREAK
11:45 – 13:00
Paulo Faria (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) “Unsafe Reasoning” – paper discussed by Eduardo Barrio (UBA – CONICET – GAF).
4 de outubro de 2009
O Sentimento Cósmico da Vida. A Experiência da Totalidade na Poesia Portuguesa Contemporânea
O SENTIMENTO CÓSMICO DA VIDA. A EXPERIÊNCIA DA TOTALIDADE NA POESIA
PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA
O curso pretende mostrar como nalguns autores fundamentais da poesia portuguesa contemporânea a experiência de si é inseparável da experiência da totalidade do mundo, dos seres e das coisas, bem como, por vezes, do que os transcende. Comentar-se-ão poemas de Antero de Quental, Guerra Junqueiro, Teixeira de Pascoaes, Fernando Pessoa, Sophia de Mello Breyner Andresen, Casimiro de Brito e António Ramos Rosa e reflectir-se-á sobre a sua actualidade, no momento crítico que a humanidade atravessa na relação consigo, a natureza e os seres vivos.
Orientado por Paulo Borges
4 sessões, a partir de 9 de Outubro, sempre às sextas (18h00-19h30)
Associação Agostinho da Silva
3 de outubro de 2009
2 de outubro de 2009
Conferências sobre Fenomenologia no Brasil
No II Congresso Luso-Brasileiro de Fenomenologia/ IV Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Fenomenologia – Fenomenologia, Natureza e Técnica, que irá decorrer no Brasil (Paraty), Pedro Alves apresenta, no dia 26 de Outubro, a primeira conferência plenária:“Linhas de força para uma eidética da região Natureza” e no dia 30 de Outubro, Irene Borges Duarte apresenta a comunicação: “Pobreza e projecto técnico do mundo em Heidegger”.
Subscrever:
Mensagens (Atom)