29 de julho de 2012

28 de julho de 2012

Ensinar e Aprender Filosofia num Mundo em Rede - Maria Luísa Ribeiro Ferreira










Clique na imagem para ler em melhores condições

Maria Luísa Araújo de Oliveira Monteiro Ribeiro Ferreira é Professora Catedrática de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Investigadora do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa onde coordena o projeto PTDC/FIL-FIL/102893/2008 Ensino/Aprendizagem da Filosofia.

O presente volume resulta da investigação em curso nesse projeto bem como da colaboração de especialistas que amavelmente se prestaram a colaborar nesta antologia. Muitos dos artigos correspondem a comunicações apresentadas no Colóquio Internacional Ensinar e aprender Filosofia num mundo em rede, realizado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em Novembro de 2011, com o apoio institucional da Comissão Nacional da Unesco, comemorando o dia internacional da filosofia.

Os textos que integram o presente volume têm como ponto de referência o atual programa de filosofia do ensino secundário. Com eles pretende-se contribuir para uma maior consolidação desta disciplina no currículo escolar, apresentando-a como escola da liberdade, tornando patente a sua tarefa humanizadora, o seu papel na realização pessoal e social dos adolescentes, a sua imprescindibilidade como disciplina de formação, a sua insistência num pensamento original e crítico. No seu texto sobre a Didática da Filosofia como Problema Filosófico Alessandro Cerletti afirma que "a filosofia não é uma questão privada." O mesmo se poderá dizer do seu ensino. E é por pensarmos que este beneficiará se partilharmos reflexões que desafiámos este grupo de investigadores a falar-nos suas vivências didáticas, de modo a que, estimulados por elas, consigamos transpor para o campo da docência a exortação kantiana: SAPERE AUDE.

27 de julho de 2012

Ética - Cristina Beckert























Este livro foi concebido com o objectivo de dar a conhecer, de forma clara e sucinta, o que é a Ética e que sentido faz nos dias de hoje. Para tal, apresentam-se as principais tendências do pensamento ético ao longo dos tempos, com especial incidência na distinção entre o modelo teleológico, fundado na felicidade como fim último da acção, e o deontológico, alicerçado no cumprimento do dever.
Tendo em conta a urgência do agir que caracteriza a contemporaneidade, marcada pelo relativismo axiológico e pelo pragmatismo, é dada especial atenção à Ética Aplicada, nomeadamente à Bioética, na sua dupla vertente médica e ambiental, pondo em relevo a abrangência, a complexidade e o cariz dilemático  das decisões que se impõem.
Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2012

20 de julho de 2012

Visões da Natureza no Oriente




No âmbito das actividades do Projecto FILOSOFIA E ARQUITECTURA DA PAISAGEM, temos o prazer de anunciar a realização do Seminário Permanente XIII, com o título, "Visões da Natureza no Oriente", que terá lugar na Fundação Oriente no dia 13 de Outubro. 

Teremos o prazer de contar com as contribuições das investigadoras Ana Cristina Alves, Marta Pedro e Daniela Kato.

A entrada é livre e sujeita a inscrição. Mais informações sobre os conferencistas e as sinopses das respectivas comunicações aqui.

Este Seminário inaugura o curso sobre Jardins Japoneses ministrado pelo investigador do projecto Tiago Mesquita Carvalho, a ter lugar nas semanas seguintes na Fundação Oriente.