30 de janeiro de 2009
Paulo Borges: "Emil Cioran and Fernando Pessoa"
COLÓQUIO EM GRONINGEN SOBRE CIORAN
'Leaps' in literature: On Cioran's philosophical ars saltandi
Workshop em Rijksuniversiteit Groningen (Holanda), 13 de Fevereiro de 2009
Academiegebouw, Broerstraat 5, room no. 7
Organizador: Dagmara Kraus
Resumo da comunicação de Paulo Borges sobre "Emil Cioran and Fernando Pessoa : the Leap into the Absolute and the Escape Beyond God"
"We can find in Emil Cioran and Fernando Pessoa a same urge to transcend existence and recover what's before being born. On the basis of that, this paper intends to compare Cioran's leap in the absolute, connected with the experience of ecstasy and trans-figuration, and Pessoa's evasion from God, leading to be free from being and not-being."
25 de janeiro de 2009
"Os Grandes Mestres do Curso Superior de Letras"
«Os Grandes Mestres do Curso Superior de Letras».
Colóquio Comemorativo dos 150 Anos da Fundação do Curso Superior de Letras.
FLUL, 28 de Maio de 2009
Programa a divulgar a partir de 25 de Fevereiro de 2009
O Departamento de Filosofia da FLUL, em colaboração com o Departamento de História da FLUL, vai organizar um colóquio com o fim de analisar a obra dos grandes mestres do CSL, fundado em 1859 pelo rei D. Pedro V. Em estudo estarão as obras de uma parte importante da elite intelectual portuguesa da segunda metade do século XIX e do princípio do século XX, com destaque para Teófilo Braga, Silva Teles, Silva Cordeiro e Francisco Adolfo Coelho, entre outros (programa em preparação)
Pedro Calafate
21 de janeiro de 2009
O Jogo do Mundo
Clique na imagem para a ver em boas dimensões.
"Tenho o prazer de vos convidar para o lançamento do meu livro "O Jogo do Mundo. Ensaios sobre Teixeira de Pascoaes e Fernando Pessoa", apresentado pelo romancista e ensaísta Miguel Real, na próxima 2ªfeira, dia 26, pelas 18.30h, na Buchholz Chiado, no Largo Rafael Bordalo Pinheiro, nº30 (ao Chiado)."
Paulo Borges
20 de janeiro de 2009
Longos dias têm cem anos: Vieira da Silva
O Colóquio "Longos dias têm cem anos. Vieira da Silva: um olhar contemporâneo" realizou-se, como previsto, nos passados dias 15 e 16 de Janeiro.
Apesar de todos os contratempos que foram surgindo - como o corte de energia eléctrica que ocorreu minutos antes da Sessão de Abertura - a Organização considera que o resultado foi positivo e que os objectivos propostos foram atingidos. Queremos por isso partilhar a nossa satisfação.
Assim sendo, agradecemos a todos os conferencistas que participaram no Colóquio pela qualidade das comunicações apresentadas e pelo clima de simpatia que criaram.
Gostaríamos também de agradecer ao público presente, que foi crescendo em número à medida que os painéis se sucediam. Foi gratificante ver na plateia pessoas provenientes de áreas diversas, o que confirmou o sucesso do nosso intento em abordar a obra de Vieira da Silva segundo uma perspectiva transdisciplinar.
And last but not least, o nosso carinho especial aos que nos apoiaram nos bastidores e que partilharam connosco o 'pôr de pé' este Colóquio :
Ana Araújo
Ana Cláudia Silva
António Diogo
Álvaro Ferro
Carla Fernandes
Carla Simões
Filomena da Piedade
Henrique Quirino da Fonseca
Inácia Oliveira
Isabel Matos Dias
João Brighton
Júlia Coelho
Maria João Coutinho
Maria José Paschoal
Maria Morais
Nelson Aguilar
Nicole Cotter
Paulo Seabra
Pedro Estácio
Pedro Ferro
Pedro Coelho
Sandra Santos
Sara Ramos
Simion Doru Cristea
A Comissão Organizadora:
Carlos João Correia; Maria Luísa Ribeiro Ferreira; Ana Rita Ferreira; Teresa Quirino da Fonseca
Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa
Área de Estética, Arte e Religião
Departamento de Filosofia
O Departamento de Filosofia da Universidade de Lisboa cultiva uma das mais antigas e nobres áreas do saber humano, a Filosofia, desenvolvendo um conjunto de actividades regulares de ensino e investigação e promovendo diversas iniciativas de carácter científico, de formação e de preparação profissionalizante.
Entre as actividades regulares de natureza científico-pedagógica contam-se a organização e leccionação do Programa de Licenciatura em Filosofia e do Programa de Estudos Pós-graduados em Filosofia; este último inclui os Programas de Especialização, de Mestrado, de Doutoramento e de Pós-doutoramento.
O Departamento de Filosofia assegura ainda a leccionação de diversas disciplinas e seminários de outros cursos da Faculdade de Letras, quer da Licenciatura, quer da Pós-graduação.
Entre as funções de carácter científico contam-se a orientação de dissertações de Mestrado e Doutoramento, bem como a organização frequente de seminários, colóquios e conferências destinados a promover o desenvolvimento científico e o intercâmbio nacional e internacional. É ainda de salientar a investigação realizada no âmbito de projectos de investigação executados no próprio Departamento ou no Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, com o qual o Departamento tem conexões estreitas e de que são membros a maioria dos docentes. Publicadas por este centro de investigação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, as revistas Disputatio e Phainomenon são da responsabilidade de docentes do Departamento. A organização de cursos de apoio aos docentes do Ensino Secundário enquadra-se igualmente no conjunto de objectivos de carácter científico.
Desde 1993 que o Departamento de Filosofia edita regularmente uma revista especializada de Filosofia, a Philosophica, que publica estudos originais dos seus docentes e investigadores e mantém permutas com dezenas de revistas congéneres, nacionais e estrangeiras.
Entre as acções culturais conta-se a realização de debates, colóquios e conferências sobre questões sociais de relevância.
Subscrever:
Mensagens (Atom)