13 de maio de 2013

Ontologia da Arte: Criatividade e Bom Senso

SEMINAR SERIES IN ANALYTIC PHILOSOPHY
2012-13: Session 12

Ontologia da Arte: Criatividade e Bom Senso
António Lopes (Universidade de Lisboa, LanCog Group)

17 de Maio de 2013, 15:00
Faculdade de Letras de Lisboa
Sala Mattos Romão (departamento de Filosofia)

Resumo: Que tipo de coisa é Macbeth? Se dois compositores escrevem duas partituras exactamente iguais sem o saberem, quantas obras temos? Se um poeta concebe um soneto e é atropelado fatalmente antes de o escrever, existe ou existiu um poema?
Ao longo das últimas décadas, filósofos da arte e metafísicos têm apresentado perspectivas extremamente diversas, originais e surpreendentes sobre o problema de saber quais as categorias metafísicas em que melhor se encaixam as diferentes obras de arte. A profusão de teorias neste campo não só cobre a quase totalidade das categorias geralmente discutidas, como a transborda. A inovação em ontologia da arte parece querer espelhar a criatividade do seu objecto.
Traçarei uma panorâmica das principais teorias ontológicas hoje discutidas, como preparação para a discussão de algumas questões meta-ontológicas e metodológicas cada vez mais na ordem do dia. Deve uma ontologia da arte descrever as concepções metafísicas constitutivas implícitas no discurso e prática artísticos, ou regimentá-las? Poderão estar erradas as crenças fundamentais dessa prática acerca da natureza dos artefactos que cria e com os quais lida? A partir de que limites uma teoria deixa de ser revisionista para passar a falhar o objecto que devia analisar?
Como pano de fundo estará uma sugestão: se as questões de apreciação e valor têm a primazia na filosofia da arte, a metafísica em sentido estrito é esteticamente inerte, mesmo que isso não lhe retire o fascínio.


ALL WELCOME!

Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa
LanCog Group (Language, Mind and Cognition Research Group)
http://www.lancog.com/
Project Online Companion PTDC/FIL-FIL/121209/2010
Instituto Filosófico de Pedro Hispano, Departamento de Filosofia da UL

Sem comentários: