13 de novembro de 2013

Colóquio Vicente e Dora Ferreira da Silva























O Colóquio Internacional Vicente e Dora Ferreira da Silva: “Uma Vocação Poético-Filosófica” visa comemorar o cinquentenário do falecimento de Vicente Ferreira da Silva (1916-1963), não apenas o seu legado intelectual mas também um dos mais impressionantes convívios poéticos e filosóficos: o verdadeiro pacto entre Vicente e Dora Ferreira da Silva (1918-2006).
Devido à complexidade das obras e em consonância com as suas tendências essenciais, o Colóquio foi estruturado em quatro campos, todos em múltiplos modos entre si ligados e fundamentalmente patentes no pensamento de Vicente e Dora.
Enquanto o percurso de Vicente Ferreira da Silva pode ser descrito como um movimento filosófico de um estudo da lógica positivista e da análise da linguagem para o mitológico e simbólico em permanente diálogo com a filosofia existencial, a obra de Dora Ferreira da Silva inscreve-se bem cedo na poesia de um legado helénico com influência arquetípica que na função de tradutora da obra de C. G. Jung absorveu a sua teoria da psicologia de temas mitológicos, arquetípicos e simbólicos, transpondo-os em poesia.
O nexo entre os quatro campos de conhecimento pode ser estabelecido de vários modos e não apenas de forma linear e histórica, supostamente “progressiva”, partindo da Mitologia para a Poesia, depois para Filosofia, com a extensão no século XX à consolidação da Psicologia analítica de C. G. Jung, na consecutiva aplicação de suas vertentes mais actuais da psicologia junguiana e transpessoal.


Profissionais: 20 euros. Estudantes: 10 euros.
http://www.coloquiovicenteedora.org

Sem comentários: