20 de janeiro de 2009

Departamento de Filosofia




O Departamento de Filosofia da Universidade de Lisboa cultiva uma das mais antigas e nobres áreas do saber humano, a Filosofia, desenvolvendo um conjunto de actividades regulares de ensino e investigação e promovendo diversas iniciativas de carácter científico, de formação e de preparação profissionalizante.

Entre as actividades regulares de natureza científico-pedagógica contam-se a organização e leccionação do Programa de Licenciatura em Filosofia e do Programa de Estudos Pós-graduados em Filosofia; este último inclui os Programas de Especialização, de Mestrado, de Doutoramento e de Pós-doutoramento.
O Departamento de Filosofia assegura ainda a leccionação de diversas disciplinas e seminários de outros cursos da Faculdade de Letras, quer da Licenciatura, quer da Pós-graduação.

Entre as funções de carácter científico contam-se a orientação de dissertações de Mestrado e Doutoramento, bem como a organização frequente de seminários, colóquios e conferências destinados a promover o desenvolvimento científico e o intercâmbio nacional e internacional. É ainda de salientar a investigação realizada no âmbito de projectos de investigação executados no próprio Departamento ou no Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, com o qual o Departamento tem conexões estreitas e de que são membros a maioria dos docentes. Publicadas por este centro de investigação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, as revistas Disputatio e Phainomenon são da responsabilidade de docentes do Departamento. A organização de cursos de apoio aos docentes do Ensino Secundário enquadra-se igualmente no conjunto de objectivos de carácter científico.

Desde 1993 que o Departamento de Filosofia edita regularmente uma revista especializada de Filosofia, a Philosophica, que publica estudos originais dos seus docentes e investigadores e mantém permutas com dezenas de revistas congéneres, nacionais e estrangeiras.

Entre as acções culturais conta-se a realização de debates, colóquios e conferências sobre questões sociais de relevância.

2 comentários:

Carlos Joao Correia disse...

OK

eszencia disse...

Olá, CJC!
Sempre que surge um website ou um blogue sobre Filosofia fico deliciada.
Boa sorte na divulgação da Filosofia. É bom que o comum dos mortais saiba o que bom fazemos neste extraordinário país.
Muito sucesso!