Seminários para 2010-2011
| | Docente | Grupo Disciplinar |
Metodologia do ensino da filosofia | Ímpar 4h | Leonel Ribeiro dos Santos | Em simultâneo com Filosofia da Educação |
Didáctica da filosofia | Ímpar 4h | M. Luisa Ribeiro Ferreira | Mestrado em Ensino |
Filosofia da Educação | Ímpar 4h | Leonel Ribeiro dos Santos | Espaço Público / História da Filosofia |
Republicanismo e Federalismo | Ímpar 4 h | Viriato Soromenho-Marques | Espaço Público / Opção (Dout. Ciência Política |
Ética Pública | Ímpar 2 h | Viriato Soromenho-Marques | Funciona em simultâneo com Republicanismo e Federalismo |
Teoria da Argumentação | Ímpar 2h | António Zilhão | Filosofia da Linguagem e da Mente/ Epistemologia e Metafísica/ Dout. Ciência Pol. |
Teorias da História | Ímpar 2h | Pedro Calafate | Dout. Ciência Pol./ História da Filosofia |
Fundamentos da Ciência Cognitiva | Ímpar 4 | João Branquinho | Filosofia da Linguagem e da Mente |
Tópicos de Ética kantiana | Ímpar 4 h | Leonel Ribeiro dos Santos | Espaço Público/ História da Filosofia |
Filosofia da Mitologia | Ímpar 4 h | Carlos João Correia | Estética e Filosofia da Arte |
Ética Ambiental | Ímpar 2h | Cristina Beckert | Filosofia da Natureza, da Vida e do Ambiente / Estética/ Curso Especialização |
Ética Prática | Ímpar 2 h | Cristina Beckert | Filosofia da Natureza, da Vida e do Ambiente / Estética/ Curso Especialização |
Filosofia da Paisagem | Ímpar 2h | Adriana V. Serrão | Filosofia da Natureza, da Vida e do Ambiente / Estética/ Curso Especialização |
SEMINÁRIO INVESTIGAÇÃO | Ímpar 2h | M. Leonor Xavier | |
Didáctica Da Filosofia – Prof.ª Doutora Maria Luísa Ribeiro Ferreira
Pretende-se com esta disciplina iniciar os mestrandos no ensino / aprendizagem da filosofia no âmbito do ensino secundário, numa tentativa de conciliar ensino e investigação. Conteúdos: 1. A vocação pedagógica da filosofia. 2. O que é ser professor / o que é ser aluno. Os conteúdos de uma iniciação filosófica.
Republicanismo e Federalismo / Ética Pública – Prof. Doutor Viriato Soromenho-Marques
Neste seminário serão analisados os fundamentos conceptuais da revolução
republicana no século XVIII, tanto no pensamento europeu como
norte-americano e os diferentes regimes da sua difusão pelo mundo no quadro
da emancipação dos povos colonizados. A ligação matricial, mas não
necessária, entre republicanismo e federalismo será o eixo essencial de
análise que nos permitirá aferir a natureza e limites do universalismo
contido no projecto republicano moderno.
republicana no século XVIII, tanto no pensamento europeu como
norte-americano e os diferentes regimes da sua difusão pelo mundo no quadro
da emancipação dos povos colonizados. A ligação matricial, mas não
necessária, entre republicanismo e federalismo será o eixo essencial de
análise que nos permitirá aferir a natureza e limites do universalismo
contido no projecto republicano moderno.
Teoria da Argumentação – Prof. Doutor António Zilhão
Tópico: Como Avaliar Um Argumento? 1. Como Avaliar um Argumento Dedutivo? 2.Como Avaliar um Argumento Indutivo? 3. Como Avaliar um Argumento Prático?
Bibliografia de base: Jeffrey, R., The Logic of Decision. Chicago (IL): University of Chicago Press, 1990.
Skyrms, B., Choice & Chance. An Introduction to Inductive Logic. Belmont (CA): Wadsworth/ Thomson Learning, 2000 (4th edition). Zilhão, A., 40 Lições de Lógica Elementar. Lisboa: Colibri, 2001.
Fundamentos da Ciência Cognitiva – Prof. Doutor João Branquinho
Este curso consiste numa introdução aos fundamentos da ciência cognitiva através de uma exame das duas principais concepções da computação e da representação mental actualmente disponíveis: a teoria digital ou simbólica da cognição e a teoria conexionista da cognição.
Tópicos de Ética kantiana – Prof. Doutor Leonel Ribeiro dos Santos
1. Exposição dos principais conceitos e tópicos da Ética de Kant tendo por base a revisitação e reapropriação dos escritos do filósofo sobre filosofia prática. 2. Explicitação das conexões entre Moral, Filosofia da Religião, Estética e Filosofia Política. 3. Revisão da recepção histórica e das principais interpretações críticas da Ética kantiana: Schiller, Hegel, Schopenhauer, Nietzsche, Scheler. 4. Confronto entre a Ética de Kant e outros paradigmas clássicos do pensamento ético: Eudaimonismo aristotélico, Estoicismo, Epicurismo, Cristianismo, Utilitarismo. 5.O pensamento ético kantiano nos debates contemporâneos de refundamentação da Ética: John Rawls, Hans Jonas, Karl-Otto Apel, Jürgen Habermas. O interesse pelo pensamento ético de Kant na actualidade e a respectiva reavaliação hermenêutica.
Filosofia da Mitologia – Prof. Doutor Carlos João Correia
Este seminário tem como objectivo analisar a função da representação mitológica no acto da criação artística. Se o discurso filosófico da modernidade está marcado pela ideia de “desmitologização”, como denúncia do falso logos do mito, pelo contrário, a arte, seja ela pré-clássica ou contemporânea, insiste, tanto nas suas criações (literárias, musicais, cinematográficas, plásticas, entre tantas outras), como na reflexão estética, no valor simultaneamente heurístico e paradigmático da linguagem mítica. Tópicos: 1. O que é um mito? Mito e mitologia; 2. Mitos cosmogónicos e a “gramática da criação” nas culturas pré‑clássicas; 3. Mitos escatológicos; 4. Mitos sobre o amor, o mal e a morte; 5. Mitos sobre a identidade pessoal; 6. Mitos sobre a morte de Deus; 7. O mito e a natureza da arte; 7.1 O mito e a literatura (epopeia, tragédia e romance); 7.2 O mito e o drama musical; 7.3 O mito e as artes plásticas; 7.4 O mito e a narrativa cinematográfica; 7.5 O mito e o discurso filosófico - a filosofia da mitologia como questão central da estética e da filosofia da arte.
Bibliografia: C.J.Correia. Mitos e Narrativas.Lisboa:CFUL:2003; C.J.Correia/M.Gabriel(ed.). Arte, Metafísica e Mitologia. Lisboa: CFUL,2007-08; L.Coupe.Myth.London/N.York:Routledge,1997;G.Dumézil. Mythe et épopée.Paris:Gallimard,1968; M.Eliade. Aspects du Myth. Paris:Gallimard,1963; N.Frye.Anatomy of Criticism. Princeton:Princeton Univ.Press,1971; D.Leeming. Myth. Oxford Univ.Press, 20032; Lévi-Strauss.Myth and Meaning, N.York: Schoken Books, 19792; P.Ricoeur."Mythe".Paris:Enc.Universalis XI,1971, 530‑537; R.A.Segal. Myth.Oxford/N.York: Oxford Univ.Press, 2004.
Ética Ambiental/ Ética Prática – Prof. ª Dr.ª Cristina Beckert
O presente seminário destina-se a equacionar a questão do valor ético-estético da natureza, confrontando posições diversas no interior da Ética Ambiental e analisando perspectivas que vão desde o sublime kantiano à "estética do invisível" que subjaz às éticas holistas. Procurar-se-á ainda estabelecer correlações com outras áreas da Ética Prática, nomeadamente, a Bioética.
Filosofia Da Paisagem - Prof.ª Doutora Adriana Veríssimo Serrão
Objecto milenar da experiência estética, a paisagem natural mereceu todavia por parte da filosofia um tratamento oscilante, ora subsumida no conceito global de Natureza, ora considerada a partir da representação artística. Na base de teorias relevantes da Natureza e da Paisagem, serão abordados os seguintes tópicos: 1. Matrizes clássicas da visão da Natureza; 2.A emergência da Paisagem na Modernidade. 3. Natureza e Paisagem entre Iluminismo e Romantismo: Kant, Carl Gustav Carus; 4. A Paisagem como forma histórico-cultural: Georg Simmel, Joachim Ritter; 5. O debate contemporâneo: a Paisagem entre ontologia, estética e ética. Estética Ambiental e Geofilosofia.
SEMINÁRIO DE INVESTIGAÇÃO - Prof.ª Doutora Maria Leonor Xavier
Os Seminários de Investigação têm por finalidade orientar a investigação conducente à dissertação de mestrado ou doutoramento. Os estudantes farão apresentações dos resultados da sua investigação. O objectivo é melhorar o material produzido submetendo-o à discussão pública.
| | Docente | Grupo Disciplinar |
Neoplatonismo antigo e medieval | Par 4h | Maria Leonor Xavier (Coorden.) | História da Filosofia |
A recepção dos Tópicos de Aristóteles: para uma reconstrução histórica da antiga lógica de comparação | Par 4h | Giampaolo Abbate | História da Filosofia |
Marx: Dialéctica e Materialismo | Par 4h | José Barata- Moura | História da Filosofia |
O Conceito de Norma. Uma análise fenomenológica | Par 4h | Pedro Alves | Epistemologia e Metafísica / Filosofia do Espaço Público |
Filosofia da Linguagem, Mente e Cognicão | Par 4h | João Branquinho | Filosofia da Linguagem e da Mente |
Oriente/Ocidente: diálogos e cruzamentos | Par 2h | Paulo Borges Carlos João Correia | História da Filosofia / Curso Especialização |
Portugal como Problema | Par 2h | Pedro Calafate | História da Filosofia / Curso Especialização |
Representações da Natureza na história do pensamento | Par 2h | Leonel R. Santos | Filosofia da Natureza, da Vida e do Ambiente / /Estética/ Curso Especialização |
Políticas públicas de ambiente | Par 2h | Viriato Soromenho-Marques | Filosofia da Natureza, da Vida e do Ambiente // Curso Especialização |
SEMINÁRIO INVESTIGAÇÃO | Par 2h | Cristina Beckert | |
Neoplatonismo Antigo e Medieval - Coordenação: Prof.ª Doutora Maria Leonor Xavier
Leccionação por módulos: Investigadores em formação avançada do Grupo de Filosofia Antiga e Medieval
Este seminário visa estudar o pensamento de autores significativos do neoplatonismo na história da filosofia, a começar por Plotino, referência-mor da corrente neoplatónica; continuando com Agostinho e o Pseudo-Dionísio, duas referências cruciais do neoplatonismo cristão, decisivamente influentes na tradição filosófica posterior; e concluindo com autores da escolástica medieval, como Boaventura em especial, que, apesar do avassalador renascimento de Aristóteles, característico da época, dá testemunho de marcas indeléveis da persistência do neoplatonismo.
A recepção dos Tópicos de Aristóteles: para uma reconstrução histórica da antiga lógica de comparação – Prof. Doutor Giampaolo Abbate
Um dos mais importantes intérpretes de Aristóteles, Alexandre de Afrodisia, na introdução ao seu comentário do Livro III dos Tópicos (em Alexandri Topicorum Libri Octo, III, 115, 6-22), sublinhou que a investigação filosófica e científica é desenvolvida de acordo com uma certa lógica de comparação: é necessário saber qual categoria vai aceitar - e como - o "mais" e "menos" (mâllon e hêtton). Vou tentar reconstruir a génese dessa lógica de comparação (quase subestimada até agora pela historiografia) na filosofia antiga através dos comentadores antigos e medievais, particularmente, o tratado oitavo, De magis et minus, do Liber sex principiorum por Alberto Magno.
Marx: Dialéctica e Materialismo – Prof. Doutor José Barata-Moura
Introdução. 2. Materialismo e Dialéctica a partir das relações de Marx com o pensamento de Hegel (desde a carta ao Pai, de 1837, ao Posfácio da 2.ª ed. alemã de O Capital). 3. Ser, pensar, prática. 4. A dialéctica do abstracto e do concreto. 5. As Teses sobre Feuerbach.
O Conceito De Norma. Uma análise fenomenológica – Prof. Doutor Pedro Alves
Fundamentos da divisão entre ciências cousais e ciências normativas. Relativamente a este tópico serão apreciadas as tentativas de justificação desta divisão com base na distinção entre enunciados descritivos e enunciados prescritivos, bem como com base na distinção entre os planos do “ser” e do “dever-ser”.
O conceito de norma. A interpretação clássica das normas como ordens ou enunciados imperativos é analisada e rejeitada. Em sua substituição, será traçado um paralelismo entre consciência normativa e consciência judicativa. A especificidade da norma será determinada por via da proximidade genérica e da diferença específica entre juízos e normas.
O poder constitutivo das normas e a vida social. A distinção entre regras regulativas e constitutivas será analisada e rejeitada. Defender-se-á que todas as normas têm um carácter constitutivo. Analisar-se-á o modo como a esfera normativa se funda em realidades de um mundo social pré-existente.
Filosofia da Linguagem, Mente e Cognição – Prof. Doutor João Branquinho
Este curso desdobra-se em três módulos, os quais cobrem tópicos centrais na área da Filosofia da Linguagem, Mente e Cognição que são relevantes para a Ciência Cognitiva. O módulo II, de Filosofia da Linguagem, trata do tópico do sentido e referência linguística. O módulo I, de Filosofia da Mente, trata dos tópicos da mente-corpo, consciência e intencionalidade. O módulo III, de Filosofia da Cognição, trata do tópico da indução.
Este curso desdobra-se em três módulos, os quais cobrem tópicos centrais na área da Filosofia da Linguagem, Mente e Cognição que são relevantes para a Ciência Cognitiva. O módulo II, de Filosofia da Linguagem, trata do tópico do sentido e referência linguística. O módulo I, de Filosofia da Mente, trata dos tópicos da mente-corpo, consciência e intencionalidade. O módulo III, de Filosofia da Cognição, trata do tópico da indução.
Políticas públicas de ambiente - Prof. Doutor Viriato Soromenho-Marques
Nerte curso serão analisados os fundamentos das políticas públicas de ambiente e desenvolvimento sustentável que a partir dos anos 60 do século XX marcaram a modernização da acção governativa dos países da OCDE e posteriormente a nível global.
SEMINÁRIO DE INVESTIGAÇÃO - Prof. ª Dr.ª Cristina Beckert
Os Seminários de Investigação têm por finalidade orientar a investigação conducente à dissertação de mestrado ou doutoramento. Os estudantes farão apresentações dos resultados da sua investigação. O objectivo é melhorar o material produzido submetendo-o à discussão pública.
FILOSOFIA ISLÂMICA | Semestre de verão (Junho/ Julho/ Regime intensivo | | Catarina Belo | Seminário oferecido pelo Centro de Filosofia |
CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO
FILOSOFIA E ESTUDOS ORIENTAIS (2.ª ed.)
Introdução ao Budismo | Ímpar 2h | | Paulo Borges | |
Filosofia e Mitologia na Cultura Tradicional Indiana | Ímpar 2h | | Carlos João Correia | |
Mística Cristã e Gnose Oriental | | Par 2h | Carlos Silva | |
Oriente/Ocidente: diálogos e cruzamentos | | Par 2h | Paulo Borges Carlos João Correia | |
FILOSOFIA E LITERATURA NA CULTURA PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA (2.ª ed.)
Filosofia e Poesia na cultura portuguesa contemporânea | Ímpar 2h | | Paulo Borges | |
Teatro e filosofia | Ímpar 2h | | Miguel Real | |
A filosofia luso-brasileira nos séculos XIX e XX | | Par 2h | António Braz Teixeira | |
Portugal como Problema | | Par 2h | Pedro Calafate | |
NATUREZA, PAISAGEM E AMBIENTE
Ética Ambiental | Ímpar 2h | | Cristina Beckert | Filosofia da Natureza, da Vida e do Ambiente / |
Filosofia da Paisagem | Ímpar 2h | | Adriana V. Serrão | Filosofia da Natureza, da Vida e do Ambiente / Estética/ |
Representações da Natureza na história do pensamento | | Par 2h | Leonel R. Santos | Filosofia da Natureza, da Vida e do Ambiente / /Estética/ |
Políticas públicas de ambiente | | Par 2h | Viriato S. Marques | Filosofia da Natureza, da Vida e do Ambiente / |
MESTRADO EM ENSINO
Introdução à prática profissional | Impar 2h | Par 2h | Luisa Ribeiro Ferreira |
Didáctica da filosofia | Impar 4h | | Luisa Ribeiro Ferreira |
Analise de conteúdos programáticos | Impar 4h | | António Zilhão, Carlos Couto, João Branquinho |
Metodologia do ensino da filosofia | Impar 4h | | Leonel Ribeiro dos Santos |
Tópicos de Filosofia | Impar ou Par 4h | Impar ou Par 4h | = Seminário de Mestrado ou DE da Licenciatura |
Introdução à Prática Profissional I (ímpar, 2 hs) -- Prof.ª Doutora Maria Luísa Ribeiro Ferreira
Esta disciplina tem uma vertente prática, com uma particular incidência no trabalho nas escolas que será analisado nas diferentes sessões do seminário. Tem como problema central: "O professor e as práticas profissionais”. Integra nas suas diferentes sessões o contributo dos Professores Cooperantes bem como o de alguns Investigadores do Projecto Ensinar e a Aprender Filosofia, do Centro de Filosofia.
Introdução à Prática Profissional II (par, 2 hs) -- Prof.ª Doutora Maria Luísa Ribeiro Ferreira
Esta disciplina tem uma vertente prática, com uma particular incidência no trabalho nas escolas que será analisado nas diferentes sessões do seminário. Tem como problema central: "O professor e as práticas profissionais”. Integra nas suas diferentes sessões o contributo dos Professores Cooperantes bem como o de alguns Investigadores do Projecto Ensinar e a Aprender Filosofia, do Centro de Filosofia.
Metodologia do ensino da filosofia / Filosofia da Educação – Prof. Doutor Leonel Ribeiro dos Santos
1. O ensino da Filosofia e a filosofia do Ensino. 2. O que é (a) Filosofia? Os filósofos e o seu conceito de Filosofia. 3. A natureza das proposições filosóficas. 4. Variedade e tipologia dos discursos filosóficos: géneros e estilos. 5. Poéticas e Retóricas da Filosofia: a filosofia e a (sua) linguagem. 6. Imagens da Filosofia e filosofia das imagens: iconólogos, iconoclastas e iconófilos.
Análise de Conteúdos Programáticos I (ímpar, 4 horas) em regime de módulos dados pelos Profs. António Zilhão, Carlos Sequeira Costa, João Branquinho.
Esta disciplina visa reforçar os conhecimentos dos alunos nalgumas áreas especialmente relevantes para o programa que irão leccionar no Ensino Secundário, nomeadamente a Lógica, a Estética e a Epistemologia.
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