18 de maio de 2010

Novas Pós-graduações em Filosofia (2010-2011)



















Seminários para 2010-2011
 Semestre Ímpar


Docente
Grupo Disciplinar
Me­to­­do­lo­gia do en­­­­sino da fi­losofia
Ímpar
4h
Leonel Ribeiro dos Santos
Em simultâneo com Filosofia da Educação
Didáctica da filo­sofia
Ímpar
4h
M. Luisa Ribeiro Ferreira
Mestrado em Ensino
Filosofia da Educação
Ímpar
4h
Leonel Ribeiro dos Santos
Espaço Público / História da Filosofia
Re­­­publicanismo e Federalismo


Ímpar 4 h
Viriato So­ro­me­nho-Marques
Espaço Público / Opção (Dout. Ciên­cia Política
Ética Pública
Ímpar 2 h
Viriato Soro­menho-Marques
Funciona em simultâneo com Re­­­­publicanismo e Federalismo
Teoria da Ar­gu­men­tação
Ímpar 2h

António Zilhão
Filosofia da Linguagem e da Mente/ Epis­te­mo­lo­gia e Me­tafí­si­ca/ Dout. Ciência Pol.
Teorias da História
Ímpar 2h

Pedro Calafate
Dout. Ciência Pol./ História da Filosofia
Fundamentos da Ciência Cogni­tiva
Ímpar 4
João Bran­quinho
Filosofia da Linguagem e da Mente
Tópicos de Ética kantiana
Ímpar 4 h
Leonel Ribeiro dos Santos
Espaço Público/ Histó­ria da Filo­so­fia
Filosofia da Mi­to­logia
Ímpar 4 h
Carlos João Correia
Es­té­tica e Filosofia da Arte

Ética Ambiental
Ímpar 2h
Cristina Beckert
Filosofia da Natu­reza, da Vida e do Am­­­bien­te / Es­tética/ Curso Es­pecialização
Ética Prática

Ímpar 2 h
Cristina Beckert
Filosofia da Natu­reza, da Vida e do Am­­bien­te /  Es­té­tica/ Curso Es­pecialização
Filosofia da Paisagem
Ímpar 2h
Adriana V. Serrão
Filosofia da Natu­reza, da Vida e do Am­­­bien­te / Es­té­tica/ Curso Es­pecialização
SEMINÁRIO INVESTIGAÇÃO
Ímpar 2h
M. Leonor Xavier




Didáctica Da Filosofia – Prof.ª Doutora Maria Luísa Ribeiro Ferreira
Pretende-se com esta disciplina iniciar os mestrandos no ensino / aprendizagem da filosofia no âmbito do ensino secundário, numa tentativa de conciliar ensino e investigação. Conteúdos: 1. A vocação pedagógica da filosofia. 2. O que é ser professor / o que é ser aluno. Os conteúdos de uma iniciação filosófica.

Re­­­publicanismo e Federalismo / Ética Pública – Prof. Doutor Viriato Soromenho-Marques
Neste seminário serão analisados os fundamentos conceptuais da revolução
republicana no século XVIII, tanto no pensamento europeu como
norte-ame­­ricano e os diferentes regimes da sua difusão pelo mundo no quadro
da emancipação dos povos colonizados. A ligação matricial, mas não
necessária, entre republicanismo e federalismo será o eixo essencial de
análise que nos permitirá aferir a natureza e limites do universalismo
contido no projecto republicano moderno.

Teoria da Argumentação – Prof. Doutor António Zilhão
Tópico: Como Avaliar Um Argumento? 1. Como Avaliar um Argumento Dedutivo? 2.Como Avaliar um Argumento Indutivo? 3. Como Avaliar um Argumento Prático?
Bibliografia de base: Jeffrey, R., The Logic of Decision. Chicago (IL): University of Chicago Press, 1990.
Skyrms, B., Choice & Chance. An Introduction to Inductive Logic. Belmont (CA): Wadsworth/ Thomson Learning, 2000 (4th edition). Zilhão, A., 40 Lições de Lógica Elementar. Lisboa: Colibri, 2001.

Fundamentos da Ciência Cognitiva – Prof. Doutor João Branquinho
Este curso consiste numa introdução aos fundamentos da ciência cognitiva através de uma exame das duas principais concepções da computação e da repre­sen­tação mental actualmente disponíveis: a teoria digital ou simbólica da cognição e a teoria conexionista da cognição.

Tópicos de Ética kantiana – Prof. Doutor Leonel Ribeiro dos Santos
1. Exposição dos principais conceitos e tópicos da Ética de Kant tendo por base a revisitação e rea­pro­priação dos escritos do filósofo sobre filosofia prática. 2. Explicitação das conexões entre Moral, Filosofia da Religião, Estética e Filosofia Política. 3. Revisão da recepção histórica e das principais interpretações críticas da Ética kantiana: Schiller, Hegel, Schopenhauer, Nietzsche, Scheler. 4. Confronto entre a Ética de Kant e outros paradigmas clássicos do pensamento ético: Eudaimonismo aristotélico, Estoicismo, Epicurismo, Cristianismo, Utilitarismo. 5.O pen­samento ético kantiano nos debates contemporâneos de re­fundamentação da Ética: John Rawls, Hans Jonas, Karl-Otto Apel, Jürgen Habermas. O interesse pelo pensamento ético de Kant na actualidade e a respectiva reavaliação hermenêutica.

Filosofia da Mitologia – Prof. Doutor Carlos João Correia
Este seminário tem como objectivo analisar a função da representação mitológica no acto da criação artística. Se o discurso filosófico da modernidade está marcado pela ideia de “desmitologização”, como denúncia do falso logos do mito, pelo contrário, a arte, seja ela pré-clássica ou contemporânea, insiste, tanto nas suas criações (literárias, musicais, cinematográficas, plásticas, entre tantas outras), como na reflexão estética, no valor simultaneamente heurístico e paradigmático da linguagem mítica. Tópicos: 1. O que é um mito? Mito e mitologia; 2. Mitos cosmogónicos e a “gramática da criação” nas culturas pré‑clássicas; 3. Mitos escatológicos; 4. Mitos sobre o amor, o mal e a morte; 5. Mitos sobre a identidade pessoal; 6. Mitos sobre a morte de Deus; 7. O mito e a natureza da arte; 7.1 O mito e a literatura (epopeia, tragédia e romance); 7.2 O mito e o drama musical; 7.3 O mito e as artes plásticas; 7.4 O mito e a narrativa cinematográfica; 7.5 O mito e o discurso filosófico - a filosofia da mitologia como questão central da estética e da filosofia da arte.
Bibliografia: C.J.Correia. Mitos e Narrativas.Lisboa:CFUL:2003; C.J.Correia/M.Gabriel(ed.). Arte, Metafísica e Mitologia. Lisboa: CFUL,2007-08; L.Coupe.Myth.London/N.York:Routledge,1997;G.Dumézil. Mythe et épopée.Paris:Gallimard,1968; M.Eliade. Aspects du Myth. Paris:Gallimard,1963; N.Frye.Anatomy of Criticism. Princeton:Princeton Univ.Press,1971; D.Leeming. Myth. Oxford Univ.Press, 20032; Lévi-Strauss.Myth and Meaning, N.York: Schoken Books, 19792; P.Ricoeur."Mythe".Paris:Enc.Universalis XI,1971, 530‑537; R.A.Segal. Myth.Oxford/N.York: Oxford Univ.Press, 2004.



Ética Ambiental/ Ética Prática – Prof. ª Dr.ª Cristina Beckert
O presente seminário destina-se a equacionar a questão do valor ético-estético da natureza, confrontando posições diversas no interior da Ética Ambiental e analisando perspectivas que vão desde o sublime kantiano à "estética do invisível" que subjaz às éticas holistas. Procurar-se-á ainda estabelecer correlações com outras áreas da Ética Prática, nomeadamente, a Bioética.

Filosofia Da Paisagem - Prof.ª Doutora Adriana Veríssimo Serrão
Objecto milenar da experiência estética, a pai­sagem natural mereceu to­davia por parte da filosofia um tratamento oscilante, ora sub­su­­mida no conceito global de Na­tureza, ora con­siderada a partir da re­pre­sen­tação ar­tística. Na base de teorias relevantes da Natureza e da Paisagem, serão abordados os seguintes tópicos: 1. Matrizes clássicas da visão da Natureza; 2.A emergência da Paisagem na Modernidade. 3. Natureza e Paisagem entre Iluminismo e Romantismo: Kant, Carl Gustav Carus; 4. A Paisagem como forma histórico-cultural: Georg Simmel, Joachim Ritter; 5. O de­ba­te contemporâneo: a Paisagem entre ontologia, estética e ética. Estética Ambiental e Geo­fi­losofia.

SEMINÁRIO DE INVESTIGAÇÃO - Prof.ª Doutora Maria Leonor Xavier
Os Seminários de Investigação têm por finalidade orientar a investigação conducente à dissertação de mestrado ou doutoramento. Os estudantes farão apresentações dos resultados da sua investigação. O objectivo é melhorar o material produzido submetendo-o à discussão pública.

 Semestre Par



Docente
Grupo Disciplinar
Neoplatonismo antigo e medieval
Par 4h
Maria Leonor Xavier (Coorden.)
História da Filosofia
A recepção dos Tópicos de Aris­tó­te­les: para uma re­­construção his­tó­rica da antiga ló­gica de com­pa­ra­ção
 Par
4h
Giampaolo Abbate
História da Filosofia
Marx: Dialéctica e Materialismo
Par 4h
José Barata- Moura
História da Filo­sofia

O Conceito de Norma. Uma análise fenome­no­lógica
Par 4h
Pedro Alves
Epistemologia e Metafísica
/ Filo­sofia do Espaço Público
Filosofia da Lin­gua­gem, Men­te e Cogni­cão
Par 4h
João Branquinho
Filosofia da Linguagem e da Mente
Oriente/Ocidente: diálogos e cruzamentos
Par 2h
Paulo Borges
Carlos João Correia
História da Filo­sofia / Curso Especialização
Portugal como Problema
Par 2h
Pedro Calafate
História da Filo­sofia / Curso Especialização
Representações da Natureza na história do pensamento
Par 2h
Leonel R. Santos
Filosofia da Natu­reza, da Vida e do Am­­­­bien­te / /Es­té­tica/  Curso Especialização
Políticas públicas de ambiente
Par 2h
Viriato Soro­menho-Marques
Filosofia da Natureza, da Vida e do Am­bien­te // Curso Especialização
SEMINÁRIO INVESTIGAÇÃO
Par 2h
Cristina Beckert



Neoplatonismo Antigo e Medieval - Coordenação: Prof.ª Doutora Maria Leonor Xavier
Leccionação por módulos: Investigadores em formação avançada do Grupo de Filosofia Antiga e Medieval
Este seminário visa estudar o pensamento de autores significativos do neoplatonismo na história da filosofia, a começar por Plotino, referência-mor da corrente neoplatónica; con­ti­nuando com Agostinho e o Pseudo-Dionísio, duas referências cruciais do neoplatonismo cristão, decisivamente influentes na tradição filosófica posterior; e concluindo com autores da es­colástica medieval, como Boaventura em especial, que, apesar do avassalador renascimento de Aristóteles, característico da época, dá testemunho de marcas indeléveis da persistência do neo­platonismo.

A recepção dos Tópicos de Aristóteles: para uma reconstrução histórica da antiga lógica de comparação – Prof. Doutor Giampaolo Abbate
Um dos mais importantes intérpretes de Aristóteles, Alexandre de Afrodisia, na introdução ao seu comentário do Livro III dos Tópicos (em Alexandri Topicorum Libri Octo, III, 115, 6-22), sublinhou que a investigação filosófica e científica é desenvolvida de acordo com uma certa lógica de comparação: é necessário saber qual categoria vai aceitar - e como - o "mais" e "menos" (mâllon e hêtton). Vou tentar reconstruir a génese dessa lógica de comparação (quase subestimada até agora pela historiografia) na filosofia antiga através dos comentadores antigos e medievais, particularmente, o tratado oitavo, De magis et minus, do Liber sex principiorum por Alberto Magno.

Marx: Dialéctica e Materialismo – Prof. Doutor José Barata-Moura
Introdução. 2. Materialismo e Dialéctica a partir das relações de Marx com o pensamento de Hegel (desde a carta ao Pai, de 1837, ao Posfácio da 2.ª ed. alemã de O Capital). 3. Ser, pen­sar, prática. 4. A dialéctica do abstracto e do concreto. 5. As Teses sobre Feuerbach.

O Conceito De Norma. Uma análise fenomenológica – Prof. Doutor Pedro Alves
Fundamentos da divisão entre ciências cousais e ciências normativas. Relativamente a este tópico serão apreciadas as tentativas de justificação desta divisão com base na distinção entre enunciados descritivos e enunciados prescritivos, bem como com base na distinção entre os planos do “ser” e do “dever-ser”.
O conceito de norma. A interpretação clássica das normas como ordens ou enunciados imperativos é analisada e rejeitada. Em sua substituição, será traçado um paralelismo entre consciência normativa e consciência judicativa. A especificidade da norma será determinada por via da proximidade genérica e da diferença específica entre juízos e normas.
O poder constitutivo das normas e a vida social. A distinção entre regras regulativas e constitutivas será analisada e rejeitada. Defender-se-á que todas as normas têm um carácter constitutivo. Analisar-se-á o modo como a esfera normativa se funda em realidades de um mundo social pré-existente.

Filosofia da Linguagem, Mente e Cognição – Prof. Doutor João Branquinho
Este curso desdobra-se em três módulos, os quais cobrem tópicos centrais na área da Filosofia da Linguagem, Mente e Cognição que são relevantes para a Ciência Cognitiva. O mó­dulo II, de Filosofia da Linguagem, trata do tópico do sentido e referência linguística. O mó­dulo I, de Filosofia da Mente, trata dos tópicos da mente-corpo, consciência e in­ten­cio­na­lidade. O módulo III, de Filosofia da Cognição, trata do tópico da indução.

Políticas públicas de ambiente - Prof. Doutor Viriato Soromenho-Marques
Nerte curso serão analisados os fundamentos das políticas públicas de ambiente e desenvolvimento sustentável que a partir dos anos 60 do século XX marcaram a modernização da acção governativa dos países da OCDE e posteriormente a nível global.

SEMINÁRIO DE INVESTIGAÇÃO - Prof. ª Dr.ª Cristina Beckert
Os Seminários de Investigação têm por finalidade orientar a investigação conducente à dissertação de mestrado ou doutoramento. Os estudantes farão apresentações dos resultados da sua investigação. O objectivo é melhorar o material produzido submetendo-o à discussão pública.
 Semestre de Verão

FILOSOFIA ISLÂMICA
Semestre de verão (Junho/ Julho/ Regime intensivo

Catarina Belo
Seminário ofe­re­cido pelo Centro de Fi­lo­so­fia




CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO



FILOSOFIA E ESTUDOS ORIENTAIS (2.ª ed.)


Introdução ao Bu­dismo
Ímpar 2h

Paulo Borges

Filosofia e Mi­to­lo­­gia na Cul­tura Tra­dicional
Indiana
Ímpar 2h

Carlos João Correia

Mística Cristã e Gnose Oriental

Par 2h
Carlos Silva

Oriente/Ocidente: diálogos e cruzamentos

Par 2h
Paulo Borges
Carlos João Correia






FILOSOFIA E LITERATURA NA CULTURA PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA (2.ª ed.)

Filosofia e Poesia na cul­tura por­tu­gue­sa contem­po­râ­nea
Ímpar
2h

Paulo Borges

Teatro e filosofia
Ímpar
2h

Miguel Real

A filosofia luso-bra­­sileira nos sé­culos XIX e XX

Par 2h
António Braz Teixeira

Portugal como Problema

Par 2h
Pedro Calafate






NATUREZA, PAISAGEM E AMBIENTE


Ética Ambiental
Ímpar 2h

Cristina Beckert
Filosofia da Natu­reza, da Vida e do Am­­bien­te /
Filosofia da Paisagem
Ímpar 2h

Adriana V. Serrão
Filosofia da Natu­reza, da Vida e do Am­­­bien­te / Es­té­tica/
Representações da Natureza na his­tória do pensamento

Par 2h
Leonel R. Santos
Filosofia da Natu­reza, da Vida e do Am­­­­bien­te / /Es­té­tica/
Políticas públicas de ambiente

Par 2h
Viriato S. Marques
Filosofia da Natureza, da Vida e do Am­bien­te /





MESTRADO EM ENSINO


Introdução à prática pro­fis­sio­nal
Impar
2h
Par
2h
Luisa Ribeiro Ferreira
Didáctica da filo­sofia
Impar
4h

Luisa Ribeiro Ferreira
Analise de con­teúdos pro­gra­máticos
Impar
4h

António Zilhão, Carlos Couto, João Branquinho
Me­to­­do­lo­gia do en­­­­sino da fi­losofia
Impar
4h

Leonel Ribeiro dos Santos
Tópicos de Filosofia
Impar ou Par 4h
Impar ou Par 4h
= Seminário de Mestrado ou DE da Licenciatura



Introdução à Prática Profissional I (ímpar, 2 hs) -- Prof.ª Doutora Maria Luísa Ribeiro Ferreira
Esta disciplina tem uma vertente prática, com uma particular incidência no trabalho  nas escolas que será analisado nas diferentes sessões do seminário. Tem como problema central: "O professor e as práticas profissionais”. Integra nas suas diferentes sessões o contributo dos Professores Cooperantes bem como o de alguns Investigadores do Projecto Ensinar e a Aprender Filosofia,  do Centro de Filosofia.

Introdução à Prática Profissional II (par, 2 hs) --
Prof.ª Doutora Maria Luísa Ribeiro Ferreira
Esta disciplina tem uma vertente prática, com uma particular incidência no trabalho nas escolas que será analisado nas diferentes sessões do seminário. Tem como problema central: "O professor e as práticas profissionais”. Integra nas suas diferentes sessões o contributo dos Professores Cooperantes bem como o de alguns Investigadores do Projecto Ensinar e a Aprender Filosofia,  do Centro de Filosofia.

Me­to­­do­lo­gia do en­­­­sino da fi­losofia / Filosofia da Educação – Prof. Doutor Leonel Ribeiro dos Santos
1. O ensino da Filosofia e a filosofia do Ensino. 2. O que é (a) Filosofia? Os filósofos e o seu conceito de Filosofia. 3. A natureza das proposições filosóficas. 4. Variedade e tipologia dos discursos filosóficos: géneros e estilos. 5. Poéticas e Retóricas da Filosofia: a filosofia e a (sua) linguagem. 6. Imagens da Filosofia e filosofia das imagens: iconólogos, iconoclastas e iconófilos.

Análise de Conteúdos Programáticos I (ímpar, 4 horas) em regime de módulos dados pelos Profs. António Zilhão, Carlos Sequeira Costa, João Branquinho.
Esta disciplina visa reforçar os conhecimentos dos alunos nalgumas áreas especialmente relevantes para o programa que irão leccionar no Ensino Secundário, nomeadamente a Lógica, a Estética e a Epistemologia.


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