1 de maio de 2010

A Probabilidade de Deus



Conferência de Pedro Galvão, investigador do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa: "A Probabilidade de Deus"

Projecto:
A QUESTÃO DE DEUS
HISTÓRIA E CRÍTICA

XVIº Seminário
7 de Maio de 2010
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Sala 5.2
16.00 – 18.00



Conferência coincidente com o Seminário de Filosofia Analítica

Resumo
O universo, pelo que ficámos a saber graças aos avanços na física cosmológica, está minuciosamente afinado para a existência de vida racional. Isto significa, por exemplo, que o seguinte parece ser verdade a respeito de várias constantes físicas: se estas tivessem assumido valores ligeiramente diferentes, nunca poderia ter surgido alguma vez vida racional, nem sequer outras formas de vida.
A afinação minuciosa do universo motivou um novo argumento teleológico a favor da existência de Deus. Os seus defensores sustentam que esta aumenta significativamente a probabilidade da perspectiva teísta. Há, porém, uma forma de dar conta da afinação minuciosa que dispensa a existência de qualquer afinador inteligente: admitir que o nosso universo é apenas um entre muitos universos.
Defenderei que, dada a afinação minuciosa em causa, deveremos inferir que a disjunção «afinador ou multiverso» é efectivamente muito provável. Para justificar a opção por uma das hipóteses disjuntas em detrimento da outra, ambas as partes envolvidas neste debate filosófico têm invocado o critério da parcimónia. Argumentarei que este critério, devidamente entendido, coloca em vantagem a hipótese do afinador — o qual, no entanto, não tem de ser identificado com Deus.


Sem comentários: