7 de fevereiro de 2012

Teoria do ser e da verdade de José Marinho
























Teoria do ser e da verdade
Curso de leitura e comentário
Sinopse


Uma das mais importantes obras do pensamento português contemporâneo, não apenas pela dimensão incomum do seu cumprimento teorético — critério bastante para a valorar de igual modo no horizonte do pensamento europeu —, é a Teoria do ser e da verdade, igualmente, uma proposta filosófica, hermeneuticamente, das mais exigentes. Escrita e reescrita ao longo  quase de duas décadas, a profundidade e densidade da sua teorese, a depuração formal e estilística elíptica daquela resultante, tornaram-na também, por vezes, desencorajadora para potenciais leitores, e por isso, mas ainda pelo longo período em que a sua edição esteve esgotada e indisponível, não tem tido a atenção de que necessita. Tal coloca-a, hoje, entre aquelas obras que, tão mais convocam o esforço crítico e hermenêutico, tão mais necessitam que este se potencie, por um alargamento a seus novos, ou já iniciados, estudiosos e comentadores.
É respondendo a esta dupla convocação que, no seguimento da comemoração dos 50 anos da sua publicação, e oportuna reedição, se propõe a demora convivente e reflexiva de um Curso de Leitura e Comentário, só talvez ele capaz de, a tempo, atender à cadência mínima — nem por isso simples — do que, furtando-se, aí se manifesta.
As 21 horas do Curso serão distribuídas por sete sessões para sete investigadores, nas quais, seguindo de perto o texto, se fará uma integral leitura e comentário da obra.

Período do Curso – de 15 de Março a 26 de Abril das 17h às 20h.

Inscrições:
Pré-inscrição – até 29 de Fevereiro
Inscrição – até ao dia 15 de Março
Valor – 20€ / 10€ (estudantes)



Sem comentários: