18 de setembro de 2012

Call for Papers - Colóquio Internacional de Filosofia Medieval para Mestrandos, Doutorandos e Pós-Docs



Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

4-6 de Abril de 2013

Submissão de abstracts: até 1 de Outubro de 2012

Keynote speakers:

Alessandro Ghisalberti (Università Cattolica del Sacro Cuore)

Dermot Moran (University College Dublin)

José Meirinhos (Universidade do Porto)


No século XIII, Filipe o Chanceler tratou de reunir e sistematizar o rol dos transcendentais – unum, verum, bonum – enquanto propriedades co-extensivas ao ser que haveria de demarcar toda a reflexão filosófica medieval subsequente. Ora, sob a égide da tríade “unum, verum, bonum” procuramos agora promover uma iniciativa que se estenderá a todos os investigadores graduados, pós-graduandos e pós-graduados (mestrado e doutoramento) que se dedicam à Filosofia Medieval: quer desenvolvam a sua investigação na área da ontologia ou metafísica, quer na área da filosofia do conhecimento (verum), quer na área da ética, da filosofia da política e da economia (bonum), quer na área da estética (afinal o pulchrum foi pensado também na sua relação com o unum, verum e bonum). O âmbito do colóquio estende-se, no entanto, não apenas às diferentes disciplinas filosóficas praticadas na Idade Média, mas também às diferentes linhagens filosóficas (neoplatonismo e aristotelismo) e às diferentes inspirações religiosas (Judaísmo, Cristianismo e Islamismo).

O objectivo deste colóquio é pois promover o encontro de investigadores graduados, pós-graduandos e pós-graduados na área da Filosofia Medieval, e o debate filosófico entre participantes oriundos de diversas Universidades.

Esperando termos suscitado o seu interesse, convidamo-lo a submeter um resumo da conferência (em conformidade com as regras abaixo indicadas). E, damos-lhe, antecipadamente, as boas-vindas a Lisboa, a cidade das sete colinas.

Para mais informações, clique aqui.
Para fazer o download das instruções do call for papers, clique aqui.
Email: unum.verum.bonum@gmail.com
Submissão de abstracts: callforpapers.uvb@gmail.com

Sem comentários: