6 de fevereiro de 2013

Argument Clinic


Argument Clinic é um grupo académico de discussão filosófica logicamente disciplinada, criado por, e essencialmente para, alunos dos vários ciclos de estudos de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

O grupo reúne semanalmente. Uma sessão típica da Argument Clinic inclui a apresentação de uma questão ou tese filosófica por parte de um dos participantes, seguida da sua discussão. Assim é simulado o método das quaestiones disputatae praticadas nas Universidades da Europa Medieval, naquilo que ele tinha de socrático. O tema no qual se subsume a tese ou questão apresentada é previamente divulgado, ocasionalmente em conjunto com material de apoio. A língua adoptada nas sessões tem sido a língua portuguesa.

Não existem constrangimentos quanto ao conteúdo das questões disputadas na Argument Clinic, a não ser: 1. esse conteúdo ser reconhecidamente filosófico, i.e. poder encontrar-se na literatura da especialidade, e 2. esse conteúdo ter algum interesse para a maioria dos participantes numa dada sessão. A fortiori, não há por princípio qualquer restrição de natureza filosófica à escolha dos temas a discutir.
Existe um constrangimento quanto à forma das apresentações e da discussão. O constrangimento formal é o da clareza de expressão, e a esse respeito considera-se que não é despiciendo o domínio das regras elementares da sintaxe lógica, a par da utilização consciente da gramática portuguesa.

Consultar este sítio 
para compreender o motivo pelo qual a Argument Clinic tem o nome “Argument Clinic”. Também é utilizado o termo "Clínica" para designar informalmente aArgument Clinic.

O grupo existe desde o semestre de Inverno de 2011/12.

Sem comentários: